SÉRIE: CINQUENTA TONS DE CINZA #1.
 EDITORA: Intrínseca.
 ANO: 2012.
 PÁGINAS: 455.

  SINOPSE: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja.









Andressa

Eu pensei bem antes de ler esse livro. Quando começou toda essa loucura na mídia sobre o lançamento de 50 tons no Brasil, eu encontrei na internet, em inglês, a fanfic que originou o livro e posso dizer que não passei das primeiras 100 páginas porque não vi motivos pra isso. Sem contar com o fato de estar lendo tudo com o nomes Bella e Edward.

É claro que, com o livro lançado, várias coisas mudaram. A edição ficou muito boa, os nomes são interessantes (embora eu não tenha gostado de Anastacia), algumas cenas foram encrementadas e nós vemos um pouco mais de contexto.

 Anastacia Steele é uma personagem controversa. Analisando ela, eu acho que é uma garota responsável e que age com lógica, mas que infelizmente foi tomada por uma paixão imediata e arrebatadora pelo empresário Christian Grey. Embora muitas pessoas tenham pensado que não tenha explicação toda a submissão que ela tem para com Christian em boa parte do livro e tudo mais, eu acho que faz um pouco de sentido. Uma garota nova, que nunca se apaixonou, e que de repente se vê atraída por um milionário lindo e sedutor que vive atrás dela pode realmente se apaixonar a ponto de "perder a voz" no início do relacionamento (embora ela tente bastante concessões no contrato, o que eu achei bem interessante). A única falha nessa estória pra mim é o fato do Christian idolatrá-la desde o início.

A autora pode tentar explicar o quanto quiser através de palavras porque Christian adora Anastacia, mas eu continuo não entendendo. Talvez um pouco pela inocência, tá bom, mas ela não tem tantos atrativos assim pra fazer com que o milionário perdesse a cabeça. Eu entendi o que ele falou sobre o dia em que ela fez aquela entrevista e ele tê-la imaginado como uma perfeita submissa. Mas ele teve as provas depois de que ela não quer ser assim nas relações sexuais e, mesmo estando juntos a um tempo relativamente curto, ele já age como se estivesse disposto a matar ou morrer por ela. Se essa coisa de "ah, estou realmente apaixonado por você" tivesse ocorrido nos momentos finais do livro, eu teria aceitado sem questionar, tendo em vista os acontecimentos finais.

Após a cena do Marcelinho (essa cena sempre vai ser narrada e comentada pelo Marcelinho na minha cabeça hehehe), as cenas de sexo se tornaram um tanto pesadas. Mas esse não é o problema, o problema é que elas são tão constantes... um pouco de questionamento por parte da Anastacia e um pouco de sexo, e assim se passa o livro. Eu queria ouvir mais sobre a personalidade maluca de Christian, mas de qualquer forma acho que isso vai ser melhor explorado no segundo livro, e foi justamente por isso que eu li o primeiro (ouvi falar muito bem de Cinquenta Tons Mais Escuros).

Enfim, minha nota para o livro é 3,5 arredondando para 3 porque, enquanto eu lia o livro estava interessada, mas depois que terminei me senti um pouco "enganada". Mas vou continuar a série.

Táta


Cinquenta Tons de Cinza foi uma leitura diferente para mim, para falar a verdade eu nem sabia que seria uma triologia erótica, mas como todos estavam comentando e tal que eu resolvi ler em e-book.
Nesse livro conhecemos Christian Grey, um solteirão rico e atraente, e, Anastasia Steel, uma estudante que se acha sem graça e com sérios problemas de auto-estima (mas vem cá, ela é tudo isso mesmo, né?!).
Um dia Anastasia vai entrevistar Sr.Grey no lugar de sua amiga,  a garota atrai o rico solteirão e eles começam a se encontrar em diversos lugares. Ana descobre que Christian tem sérios problemas com relacionamentos, aceitando somente o relacionamento Dom/ Sub, mas o problema é que Christian é um verdadeiro maníaco controlador. Ele quer decidir o que a garota come, o quanto ela dorme, o que ela bebe, os horários em que se exercita, e assim por diante.

Mesmo assim Ana resolve aceitar esse estilo de vida de Grey, assinando um contrato (bizarro) ela entra nesse mundo misterioso e novo até então para ela. O problema é que de submissa Anastasia não tem nada.
Bom, deixemos essa parte para lá, vamos ao que interessa , eu li o livro todo me perguntando “O que tem de tão estrondoso nesse livro?”. Primeiro porque Ana é totalmente sem graça, não tem nada de atraente a ponto de cegar o milionário como ela fez. Concordo com o que a Andressa disse, que se lá para o final do livro Grey se ‘apaixonasse’ por ela seria até compreensível, mas logo de cara vemos que ele abre mão de muitas regras que ele mesmo criou pela garota.
 
Outra coisa que me deixou com aquele ponto de interrogação foi a escrita apelativa da autora, sei que pelo estilo Dom/Sub não teria palavras bonitinhas e carinhosas, até por que ficaria um tanto estranho, mas fiquei bem perdida pela mudança de atitude do personagem. O curioso da escrita de E.L James foi ela saber separar o estilo de “Sr.Grey”  para “Christian”, o modo como ela soube mudar a personalidade do solteirão foi muito bem feita, parece até serem dois personagens totalmente diferentes.

Enfim, Cinquenta Tons de Cinza é um livro no qual você se vê a maior parte dentro dos pensamentos confusos de Anastasia e as cenas de sexo entre ela e Grey. O ponto fortíssimo desse livro foi o mistério envolvendo Christian, o bonitão esconde um segredo que Ana tenta descobrir a qualquer custo e, assim, nos prende a atenção até a última página. Confesso que apesar de não ter gostado tanto do conteúdo erótico vou continuar a ler a série, pois quero saber o que levou Christian a essa vida e para ver se a autora soube evoluir a personagem de Anastasia.


Bom gente, que Cinquenta Tons abriu portas para aqueles autores que são doidos por livros eróticos e que tinham medo de se arriscar lançando um livro assim é fato né? Mas o que vocês pensam sobre isso? Precisava mesmo de tantos romances eróticos sendo que tem muitos estilos literários com mais conteúdo para ser explorado???
Beijos da Táta e da Andressa!

12 comentários:

Alana Homrich disse...

Oi garotas, adorei a resenha dupla! Senti-me bem como a Táta, não gostei muito do conteúdo erótico, mas esse mistério em torno do Mr. Grey me convenceu a ler o segundo volume! E agora estou esperando o terceiro, porque o final do segundo é bárbaro, hehe.
Beijinhos,
alanahomrich.blogspot.com.br

Mariana Guimarães disse...

Oi meninas,
Gostei da resenha de vocês realmente muito bem feita. mas não tenho a menor vontade de ler esse livro pra ser sincera e me atrevo a dizer que só está entre os mais vendidos por todo o marketing feito antes e depois da publicação somado a curiosidade das pessoas quanto as cenas super explícitas. obs: é apenas a minha opinião ...

beijos, me visita?
www.amostradelivros.blogspot.com.br

Gabriel Ribeiro Gomes disse...

Oi :D

Olha não tenho vontade de ler esse livro mais confesso que fico curioso rs. Apesar de não ter idade acho que o mais importante e a questão da maturidade ! E mesmo achando essa leitura uma perda de tempo a capa é simplesmente linda ! Adorei a resenha de vocês muito bem escrita meus parabéns . Beijos !!!:D

euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D e vota no post )

Angela Graziela disse...

Tanta polemica em cima desse livro
Mas já ouvi dizer que é um livro normal, não é tudo isso
Mas tenho q ler para saber

Beijos
@pocketlibro
http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

Carolina disse...

Me vi tentada a comprar esse livro diversas vezes, mas até hoje não me rendi haha Sei que vou ter que ler pra tirar minhas próprias conclusões, até porque cada resenha que leio tem uma opinião (e nota) bem diferente, mas enfim... Talvez quando a febre passar e o livro diminuir o preço, porque eu não dou 15 dólares num paperback de forma alguma haha

Beijo
Sun Rises Here

Amanda Inácio disse...

Ótimas resenhas, meninas. Eu já resenhei esse livro também e posso dizer que tem pontos positivos, mas no geral, não me agradou.
Beijinhos!

Am
http://www.vinteepoucos.com.br/

Yara Andrade disse...

Adorei a resenha dupla, ficou muito boa, porém, eu não tenho a menor vontade de ler este livro haha e não é nem pelo fato dele ser erótico porque já li livros com este tipo de conteúdo, mas é porque o livro não me chama a atenção, apesar de todo o marketing.
Beijos.

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Luara Cardoso disse...

Oi meninas!
Minha vontade de ler esse livro é quase zero, só quero ler mesmo pra tentar entender o motivo das pessoas acharem ele TÃO bom. :x

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Camila Darc disse...

eu tenho um pé atras tremendo com este livro.
já livros com cenas de sexo bem descritas, mas dái a ler um livro erótico extremo, como este, é um passo mto grande q ainda nao estou disposta a dar xD
beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

Vanessa Sueroz disse...

Oie meninas,
eu postei a resenha desse livro faz pouco tmepo no blog tb, sinceramente eu não gostei do livro, achei muito vulgar e quase nenhuma história.

bjos

Amanda Almeida disse...

Ola meninas? Gostei e muito da resenha dupla. Confesso que também li 50tons mais pela burburinho, e que ao fim da leitura me senti meio estranha.Achei que faltou algo mais, e a unica coisa que vai me fazer ler a continuação é o fato de ter ficado curiosa quanto ao passado do Grey.
Com relação a essa explosão de romances eróticos, na verdade acho que isso tudo é uma questão de tempo, até encontrarem outro estilo para explorar.
Abraços,
Amanda Almeida

Lia disse...

Oi, meninas!
Adorei as resenhas de vocês! Deu pra perceber bem qual (não) é a desse livro. Além de ser meio inverossímil, parece ser meio sem graça. Ainda não li, sei que preciso ler só para poder emitir uma opinião mais fundamentada, mas estou com preguiça de perder meu tempo.
Pelas outras opiniões que vi por aí, parece que é livro que agrada mulheres que estão seriamente precisando conhecer o lado realmente bom do sexo. =P
beijão!

O BLOG


Somos a Andressa e a Amanda (Táta) e estamos procurando deixar os bookaholics assim como nós cada vez mais por dentro do universo literário através de novidades e resenhas!

Followers

FOLLOW BY E-MAIL

ANDRESSA ESTÁ LENDO

TÁTA ESTÁ LENDO

LINK-ME


PARCEIROS

ARQUIVO

Tecnologia do Blogger.
.
.