SÉRIE: JOGOS VORAZES #3.
 EDITORA: Rocco.
 ANO: 2011.
 PÁGINAS: 421.

SINOPSE: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.  




Demorei tanto para começar a ler esse livro... a verdade é que tive MEDO do fim dessa triologia. Eu já estava sendo tão torturada pela Capital quanto Katniss, então acabei esperando uns 3 meses para lê-lo. Deveria ter lido antes.

Neste livro Katniss começa a se adaptar ao lugar onde está: o distrito 13. Ela não gosta da programação que tem, não confia nas pessoas responsáveis pelo distrito e não se conforma de terem deixado Peeta cair nas mãos da Capital. Tudo o que ela menos quer agora é se envolver em uma rebelião que pode acabar com a vida de todos, mas ela não pode negar a verdade por muito tempo - ela já está completamente envolvida.

A autora deixou o início do livro para reorganizar os pensamentos de Katniss a respeito da revolução. Plutarch está enchendo o saco de Katniss para que ela aceite se tornar o Tordo - a cara da revolução. Depois de um pronunciamento de Peeta é que Katniss realmente percebe que não há como voltar atrás, que não há mais o distrito 12, e que tudo e todos que ela conhece pode escorregar pelas suas mãos se ela se recusar a lutar por eles. Ela sabe que jamais teria uma segunda chance contra a Capital.

O livro me passou os mais diversos sentimentos, ele é tão bem escrito! Nesse livro nós vemos claramente pelo o que todos os personagens estam passando, o que todos perderam, a razão de todos se tornarem o que se tornaram. Se eu não gostava de algum personagem antes isso foi claramente solucionado neste livro.

As perdas são enormes. Tive raiva da autora em certa parte, fechei o livro e fui dormir. Não aguentava mais aquela tortura. E, quando eu pensei que ela fosse acabar com tudo, ela me presenteia com um final honesto, compreensível e esperançoso. Tudo, tudo mesmo, o que aconteceu nessa revolução aconteceu porque era o que aconteceria se fosse real. Ninguém sai ileso de uma guerra tão voraz.

Para mim, o único porém do livro (não só do livro como da série inteira), é que não nos aprofundamos mais no Presidente Snow. Ele é como um símbolo, entendo, ele representa algo, mas mesmo assim acho que deveria haver algo mais humano ali... nós obtemos algumas informações bem interessantes a respeito dele quando Finnick resolve contar seus segredinhos, mas não é humano o suficiente. Não acho que o final dele deveria ter sido diferente, mas eu queria vê-lo como um personagem como objetivo e razões reais, assim como todos os outros.

Não tenho o que falar do livro, foi o único da série que realmente foi para a minha lista de favoritos. Os outros são ótimos - mas não sei se teria o estômago para lê-los novamente. Já com A Esperança, mal posso manter minhas mãos longe do livro. Recomendo!


15 comentários:

Unknown disse...

Amei a resenha! Estou querendo muito ler a trilogia Jogos Vorazes!
Mas, como assim, você não tem "estômago para lê-los"? Eles dão muito medo, possuem muito suspense...? Queria saber antes de começar a ler, hahaha.
Beijos,

Letícia
www.odomdaescrita.blogspot.com

Thamires Lacerda disse...

Admito que não lerei sua resenha pois eu ainda estou no "em chamas" e já estou tensa, imagina ler a resenha do último?
Não quero que acabe! Me apaixonei pela trilogia D: haha
Beijos
www.souseuastral.blogspot.com.br

Pri C. Figueira disse...

Eu morro de vontade de ler toda essa série. Assisti ao filme e gostei muito!

Beijoos
Pri - Baú de Histórias

Aline Coelho disse...

Oi tudo bem???? Acabei de conhecer seu blog, gostei muito e já estou seguindo!!!!
Ainda não li esse livro mas amei o primeiro da série!!! Parabéns pela resenha!!!
Aproveito para te convidar para conhecer meu blog, participar e deixar sua opinão. Além disso tem umas promoções bem legais acontecendo, fique a vontade para participar!!!

http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2012/11/promocao-de-natal-parte-1.html

Agradeço sua atenção!!!!

Francielle Couto Santos disse...

Só eu ainda não li essa trilogia? :\

Tenho MUITA vontade de conferir essa distopia. Tão instigante, com uma premissa tão convidativa. Espero ter a oportunidade em breve, pois as próximas produções - em filmes - estão chegando, e com certeza eu irei querer conferi-las, também.
Adorei sua resenha, mas confesso ter-la lido apenas nas entrelinhas... quero evitar informações demais.

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/

Unknown disse...

Sério que você gostou desse? Eu detestei!!! Achei mto politico.

Mas gostei da sua resenha apesar de termos opniões diferentes

Unknown disse...

Ainda não li Em Chamas, mas tenho muito medo de ler A Esperança também. Várias pessoas já me contaram que odiaram o final, então fico meio desanimada. Mas, é claro, vou conferir. Gostei bastante do primeiro livro.
Beijinhos,
alanahomrich.blogspot.com.br

Camila Darc disse...

eu amei esta serie inteira, mas nao gostei mto do final de esperança, achei errado eles fazerem mais um jogos só com os filhos das pessoas da capital, afinal, as crianças de lá nao tinham culpa de nada, e essa vingança me decepcionou ;s E eu queria q ela ficasse com o gale :(
beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

William Duarte disse...

Mesmo A Esperança (deteste esse título) não sendo meu favorito gostei bastante do livro. E o que mais me fez gostar dele foi exatamente aquilo que tanto reclamam, o lado político. AO meu ver não faria sentido um desfecho de outro modo.
Adorei sua resenha e também posso dizer que detestei Suzanne Collins em alguns momentos. O que ela fez com o Peeta foi cruel...
Achei o final muito real e humano. Gostei muito disso também!
Beijo!

http://www.livreiromaluco.com/

Olyvier disse...

Acho que eu preferi Em chamas foi o melhor pra mim hehe

Beijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

Paloma Viricio disse...

Nahinm...essa trilogia deu o que falar e ainda está promovendo burburinhos por ai! Ainda não li nada e nem vi filme referente a mesma. Mas...pelo visto você amou. Aii eu também fico meio com um pé atrás quando o assunto é final de séries e trilogias.^^ Mas pelo jeito o livro mexeu com você e isso que importa.
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

Unknown disse...

Li coisas ótimas sobre esse livro!
Quero muito ler!
Está na listinha
Beijos
Rizia - Livroterapias
livroterapias.blogspot.com.br

Alinne disse...

Ainda não li essa trilogia, acredita? Mas tenho muita vontade.
As opiniões sobre este livro estão bem distintas, uns gostam outros não...mas que bom que você gostou!
Parabéns pela resenha.
Bjs.

Leandro de Lira disse...

Oi!
Não gosto mesmo dessa série. Katniss me irrita bastante e eu só li "Jogos Vorazes" e "Em Chamas". Pretendo ler esse, mas não estou com pressa e nem com vontade, pra ser sincero. rs
Mas que bom que você gostou.
Parabéns pela resenha!
Abraço!

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com

Midiã Cardoso disse...

Quero muito ler a série Jogos Vorazes. Eu tenho o box em casa, mas acredita que ainda não li?

tem um meme no meu blog para você e um selinho. beijos

O BLOG


Somos a Andressa e a Amanda (Táta) e estamos procurando deixar os bookaholics assim como nós cada vez mais por dentro do universo literário através de novidades e resenhas!

Followers

ANDRESSA ESTÁ LENDO

TÁTA ESTÁ LENDO

LINK-ME


PARCEIROS

ARQUIVO


Tecnologia do Blogger.
.
.