CARMELA E LORENZO.
 EDITORA: Modo Editora.
 ANO: 2011.
 PÁGINAS: 214.

 SINOPSE: Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma inesperada, dando início a uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue. Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários ricos em obras de arte, intrigas e violência. 





Este livro foi um desafio de ser resenhado por mim. Senti muitas emoções contraditórias ao lê-lo, que acho extremamente difícil descrevê-las sem falar demais ao leitor.

O livro se passa na Itália Renascentista, onde as mulheres eram extremamente desvalorizadas e que eram devidamente criadas para se tornarem futuras esposas de algum pretendente que oferecesse um bom dote por elas para o seu pai. Embora Carmela fosse uma moça realmente prendada e esforçada, não era o que queria, casar com um desconhecido. E foi por isso que ficou feliz quando seu pai aceitou a proposta do pintor Marcello para que ela se juntasse à sua equipe de aprendizes, passando quatro meses fora de casa.

Nos próximos capítulos nós ouvimos falar de Lorenzo, filho de Marcello e Ludovica, mas não o encontramos. Até que um dia ele aparece como uma figura que assustou Carmela e logo ficamos intrigados do porquê ele ter feito isso, o que se responde somente nos últimos capítulos do livro. O fato é que Lorenzo é um jovem talentoso e atraente, e o mais interessante é que não vemos Carmela admirando sua beleza ou qualquer coisa do tipo, nós vemos nela uma inocência difícil de encontrar em protagonistas femininas de romances, o que ela alimenta é uma imensa curiosidade a respeito da figura de Lorenzo. E, só depois de algum tempo é que ela consegue perceber que está apaixonada por ele. 

Eu me surpreendi com o estilo de escrita de Rubens Conedera, e fiquei maravilhada com o fato de poder perceber que ele REALMENTE sabia do que estava falando. Todas as cenas foram muito bem detalhadas, e é aquele livro que você lê e percebe que além de ter lido um romance, você aprendeu muita coisa. A história tomou um rumo nos últimos capítulos que me deixou irritada, e eu cheguei a pensar que não deveria ter o lido, mas então o autor resolveu isso criando uma saída que eu achei totalmente plausível e que fez valer a pena todas as emoções que senti. Sofri com este casal, mas foi impossível não pensar positivo com a esperança que ambos possuíam de que iriam ficar juntos. 

Os únicos pontos negativos que tenho a ressaltar é que as letras são muito pequenas, tão pequenas que as 214 páginas do livro pareceram para mim como umas 350, o que atrapalhou um pouco a leitura. Na história em si, é um tanto quanto assustadora e surreal a forma como Carmela e Lorenzo se apaixonaram um pelo outro, EU não tive tempo de me apaixonar por Lorenzo. Não acho que o autor errou neste ponto, acho apenas que ele escreveu o livro de acordo com a época e situação que os personagens se encontravam, só que eu estranhei porque não estou acostumada a gostar desse tipo de desenvolvimento de um romance.

Enfim, recomendo para todos aqueles que gostam romances clássicos, inclusive os garotos, porque não é um livro onde vemos uma determinada personagem babando pelo mocinho da história e encontramos bastante informações bacanas nele, inclusive um personagem conhecido que estava ali no meio e eu amei o papel dele na história!

16 comentários:

Nicole Bignardi disse...

Parece ser bem legal esse livro! Quero comprar..rsrs
Seguindo.Quando puder da uma passadinha no meu blog..

aventuranolivro.blogspot.com.br

Paloma Viricio disse...

Nahim...essa capa é lindaaaaaaaaaa! Mas...esses pontos negativos são os que mais me irritam em um livro...enfim não compraria.
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

Vanessa Sueroz disse...

Oie,
já me falaram tão bem desse livro que estou curiosa para ler :)

http://blog.vanessasueroz.com.br

Alana Homrich disse...

Eu não conhecia o livro, mas acredito que seja muito legal. A capa é belíssima, mas não sei se compraria, odeio letras pequenas.
Beijinhos,
alanahomrich.blogspot.com.br

David Germanotta disse...

Nao leria pelos pontos negativos que foram citados.

David - Leitor Compulsivo

Angela Graziela disse...

Não conhecia esse livro
E é ruim esses letrinhas ne
Eles devem fazer o livro pensando no conforto do leitor

Beijos
@pocketlibro
pocketlibro.blogspot.com.br

Livroterapias disse...

Não conhecia, mas gostei da história!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
http://livroterapias.blogspot.com.br/

Rafaela Ferrarezi disse...

O livro chamou a minha atenção pela história se passar na Itália, mas não sei se conseguiria ler um romance clássico... infelizmente, minha paciência e capacidade de absorver informação são limitadas T_T sduihaiusdhiuashdiuhasiudds. Mesmo assim, adorei a resenha! *.*

Beeeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
www.linguadoslivros.blogspot.com

Amanda Inácio disse...

Nunca tinha ouvido falar nesse livro, não seria o primeiro que eu escolheria em uma livraria, mas me interessei pela sua resenha, se eu puder, vou ler!
Beijinhos!

Am
http://www.vinteepoucos.com.br/

Babi Lorentz disse...

Eu não me interesso pelo livro por causa do tempo, do momento em que a história é contada. Eu não costumo gostar de histórias que remetem ao passado, por isso não tenho vontade de ler.
Você disse sobre a fonte, o tamanho da letra e a sensação que o livro te passou. Acho que isso é feito pro valor do livro diminuir, mas, sinceramente, prefiro um livro grande, com letras boas para ler.
Beijos,.

Natalia Dantas disse...

Olá!
Parabéns pela resenha!
Não sabia sobre a existência desse livro, gostei bastante da sinopse, acho interessante estórias que se passam nessa época.

Abraços.
Entre Livros e Livros.
musicaselivros.blogspot.com

Yara Andrade disse...

Tenho muita vontade de ler um livro que se passe na Itália Renascentista. Não conhecia o livro, mas me interessei muito por ele. Adorei a resenha!
Beijos.

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Francielle Couto Santos disse...

Romance clássicos sempre são uma ótima! Não conhecia o livro, mas fiquei interessada. Ainda melhor quando se é atestado que vale a pena, e que a leitura é de fato surpreendente. Ótimo isso.

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br

Cida disse...

Fico feliz em saber que o autor apresenta um livro com conteúdo, que além de entreter, ensinou também. Eu fazia uma ideia muito diferente da história, a resenha me mostrou algo muito bom .


Bjos!!
Cida
Moonlight Books

Camila. disse...

É bem legal quando o autor sabe exatamente sobre o que está falando. A sua resenha me deixou um tanto quando curiosa, confesso. Parabéns.

Ah, tem post novo lá no blog, se quiser dar uma passadinha!

Abraços,

Camila Tominaga

http://raiseyourheadandread.blogspot.com

Sonhando com Livros disse...

Olá! Tem um selinho e um meme pra você no meu blog, beijos!
http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

O BLOG


Somos a Andressa e a Amanda (Táta) e estamos procurando deixar os bookaholics assim como nós cada vez mais por dentro do universo literário através de novidades e resenhas!

Followers

FOLLOW BY E-MAIL

ANDRESSA ESTÁ LENDO

TÁTA ESTÁ LENDO

LINK-ME


PARCEIROS

ARQUIVO

Tecnologia do Blogger.
.
.