A CULPA É DAS ESTRELAS.
EDITORA: Intrínseca.
ANO: 2012.
PÁGINAS: 283.

SINOPSE:
Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
  


Eu fiquei louca para ler esse livro assim que foi lançado, pois já tinha ouvido falar muito bem sobre ele, mas sempre que ouço falar muito bem de um livro fico com o pé atrás, pois assim como eu poderia amar, também poderia odiar...

Hazel Grace é uma paciente terminal e sabe que vai morrer, mas também aceita isso, seus médicos estão testando um novo medicamento, e esse tem conseguido adiar um pouco mais a vida de Hazel. Ela não é uma daquelas garotas descritas como deprimidas, que só choram, que tentam aproveitar a vida e fazer o que dá na telha. Ao contrário disso, ela sabe que vai morrer, mas 'aceita' esse fato, e vive apenas esperando o tempo passar, fazendo coisas simples e que para ela já são o suficiente.

A mãe de Hazel insiste a todo custo que a garota tente levar uma vida normal e então, para não magoar a mãe, Hazel começa a frequentar um Grupo de Apoio e lá ela conhece Augustus Waters, um garoto lindo, inteligente, sarcástico, que se acha maravilhoso (mas vem cá, ele é tudo isso e muito mais), e que deseja a todo custo fazer com que se lembrem dele quando ele não estiver mais vivo. Ele deseja ser alguem lembrado por algo que fez.

Hazel e Gus começam a se relacionar, mas não assim do dia para a noite, antes disso ocorre muitas coisas que faz com que o leitor se apaixone ainda mais pela estória desses dois adolescentes.

Os pais de Hazel são personagens que valem muito a pena comentar. A mãe se dedica à filha de um modo muito lindo, faz de tudo para que a filha se sinta bem. O pai, é um pai que todos gostariam de ter, e que só de pensar em perder a filha chora; mas o modo como o choro do pai de Hazel foi descrito, os sentimentos que ele demontra  faz você chorar junto com ele.

Também conhecemos Isaac, um garoto com um tumor nos olhos, que ficou cego devido a esse tumor e que está tentando se adaptar à nova vida sem poder enxergar. Mas não pensem que Isaac é aquele garoto deprimido por ter ficado cego, muito  pelo contrário, Isaac é a fofura em pessoa, divertidíssimo, simpático, com umas crises de nervoso que o faz ficar ainda mais fofo. Eu amei o Isaac, e gostaria de saber mais sobre ele... (John Green, escreva sobre o Isaac, please *-* )

Eu tive muito medo de fazer a resenha desse livro, pois não quero que vocês pensem que A Culpa é das Estrelas é somente um livro que vai retratrar as dificuldades de pessoas que sofrem com  essa terrível doença, que realmente é uma doença muito triste. Pelo contrário gente, esse livro é um romance maravilhoso, que deixa você torcendo pelos personagens (mesmo você sabendo qual será o final dessa estória), imaginando um final que seria perfeito.

Li mais da metade do livro muito rápido, mas fui percebendo que, conforme foi chegando o final, eu começei a divagar, lia um capítulo e deixava o livro, voltava, lia mais algumas páginas e abandonava novamente... Mas ao contrário de outros livros que eu começei a divagar, não foi pelo livro não ser bom, mas por ele ser bom demais. Eu não queria que a história terminasse nunca, e também tinha muito medo do final que John Green (provavelmente) fosse dar para a história de Hazel e Gus.
 
Gente, aqui vou deixar bem claro para vocês, eu chorei muito lendo esse livro, e não me lembro de ter me emocionado nessa mesma intensidade em livro algum. Esse livro faz você ficar relembrando por vários dias, e chorar novamente sempre que lembra.

Eu não conhecia nenhuma outra obra desse autor, mas já estou louca para conhecer mais da sua escrita para conferir se ele colocou todo esse sentimento em seus outros livros também. A Culpa é das Estrelas não é livro que fala sobre o câncer, e sim, um livro que fala de uma garota que tem câncer e mesmo assim soube aproveitar as oportunidades que a vida lhe impôs.


15 comentários:

Nanda disse...

Oooi :)
A Culpa é das Estrelas é, com certeza, um livro especial. Também fiquei muito animada p. lê-lo assim que foi lançado mas não tive medo, eu soube na hora que ia gostar dele, rs. Também chorei demais, ele mexeu com muitos sentimentos e me fez refletir demais sobre a minha vida e como eu a levo. Eu simplesmente amei o livro! Que bom que também se sentiu assim com ele *-*.

Beijos, Nanda
Julgue pela Capa

Vanessa Sueroz disse...

Oie querida,
já ouvi falar mto sobre esse livro, mas ainda não criei coragem para compra-lo.

Bjos

http://blog.vanessasuroz.com.br

Giulia Ladislau disse...

ACEDE é um dos meus livros preferidos de longe! Amei a escrita do John Green, chorei, me apaixonei! Inesquecível!!!
Beijinhos!
Giulia - prazermechamolivro.com

Isabelle Brum disse...

Olá :D
Esse livro é maravilhoso; uma história linda *-* Sem dúvida foi uma das melhores leituras que já fiz; achei tão boa a história que "convenci" várias pessoas a lerem xD (eu emprestava o livro pra pessoa e falava logo que se tratava de uma ótima história ^^')
Parabéns pela resenha :)
Beijinhos
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

Guilherme disse...

Estou louco para Ler esse livro, também nunca li nada desse autor, mas ele deve ser ótimo ^^

Beijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

Cida disse...

Este livro foi muito citado nas retrospectivas de 2012, fiquei com muita vontade de ler, ainda mais depois desta resenha.

Bjos!!
Cida
Moonlight Books

Pri C. Figueira disse...

Oi Amanda!

Sabe que estou muito curiosa em relação a esse livro. Vi tantas postagem falando bem dele que fiquei com vontade de ler! ;)

Vai entrar para minha lista de 2013!
Beijos
Pri
Baú de Histórias

Angela Graziela disse...

Sempre falam muito bem desse livro
Mas ainda não tive oportunidade de ler "/
Estou seguindo

Beijos
@pocketlibro
pocketlibro.blogspot.com.br

Gabriela Orlandin disse...

A sua resenha poderia muito bem ser a minha, porque eu senti as mesmas sensações com esse livro. Adorei o modo lento como o romance de Hazel e Gus aconteceu. Não ficou artificial, ficou muito, muito bom e cativante! Eu também fiquei com medo de que, com a minha resenha, as pessoas pensassem que eu chorei porque o livro era triste, o que é bem o contrário. Quando alguém me pede qual é a história desse livro, eu não sei o que dizer. Porque ela é simples, mas de uma forma... indescritível!
O melhor de 2012!
Beijos.

Ana Caroline Lima disse...

Queeeeeeeeero muito ler esse livro, parece ser ótimo, e já vi resenha de pessoas falando que chorou bastante lendo.
http://leituramagnifica.blogspot.com.br

Fabrica dos Convites disse...

Um livro lindo que eu adorei ler e recomendo.
Bjs, Rose.

Ane Reis disse...

Oie Amanda!

Ah!! Esse livro destruiu a minha vida XD acho que fiquei um mês deprimida rs...

Mas ele é lindo demais *-*

Ótima resenha!

bjus e uma ótima semana!
;***
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Amiga da Leitora - Thais disse...

Adorei sua resenha, e confesso que o livro me agradou mais no final do que no começo. Também chorei horrores e amei a leitura por esse fato de Hazel saber aproveitar a vida que tinha!

xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Juliana Oliveira disse...

Todas as resenhas tão positivas, quero muuuito ler!

http://loucasporlivros.blogspot.com.br/

Luciano_luba disse...

Lindo Lindo , aaaa quero muito ler este livro, estará com certeza em minha lista de 2013.

parabéns pela resenha

Luciano Barbosa
Do blog
http://luciano-aod.blogspot.com.br/

O BLOG


Somos a Andressa e a Amanda (Táta) e estamos procurando deixar os bookaholics assim como nós cada vez mais por dentro do universo literário através de novidades e resenhas!

Followers

FOLLOW BY E-MAIL

ANDRESSA ESTÁ LENDO

TÁTA ESTÁ LENDO

LINK-ME


PARCEIROS

ARQUIVO

Tecnologia do Blogger.
.
.